Os principais componentes dentário são: dentina, esmalte, cemento (os quais são mineralizados) e a polpa (a qual não é mineralizada), localizada na cavidade pulpar.
Os dentes dos equídeos possuem raiz curta por onde entra as artérias, veias e nervos. A proporção entre a raiz e a coroa muda com o processo de envelhecimento. Devido ao desgaste da coroa, ela fica mais curta e a raiz fica cada vez mais longa.
A dentina encontra-se abaixo da camada fina de esmalte e constitui a maior parte do dente. É constituída de 65% de minerais e 35% de matéria orgânica. É um tecido calcificado, mais duro que o osso, por conter maior teor de sais de cálcio.
O esmalte forma uma fina camada sobre a superfície dentária. Tem como característica por ser duro, denso, brilhante, permeável, translúcido e branco, e é composto por 95% de minerais e 5% de matéria orgânica. É a substância mais resistente do dente e do organismo.
O cemento compõe grande parte da periferia do dente. É um tecido vivo, apenas na porção subgengival. O cemento conecta o dente ao alvéolo através dos ligamentos periodontais.
A polpa é uma coleção de tecidos macios incluindo vasos sanguíneos, nervos e tecidos conjuntivos. Preenche a cavidade e a câmara pulpar do dente. O tamanho da cavidade da polpa mudam ao longo da vida do cavalo, sendo muito maior no cavalo jovem e mínima no dente completamente maduro do cavalo idoso, com pouca coroa de reserva restante.
O periodonto é formado pelo cemento, ligamento periodontal e o osso alveolar, e tem como principal função promover a fixação do dente. É avascular, formado por 55% de minerais e 45% de matéria orgânica e sua composição se assemelha ao osso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário