JellyPages.com

quarta-feira, 13 de março de 2013

Origem da Odontologia

Em Medicina Veterinária a odontologia equina foi a primeira a ser praticada e a única até metade do século IXX. O primeiro registro data de 600 a.C., na China, onde se descreveu a estimativa da idade dos equinos pelos dentes incisivos.
OS dentes dos equinos começaram a ser avaliados quando o cavalo passou a ter valor comercial. Os chineses o faziam e esta prática permaneceu em diversas culturas
Simon de Atenas (424 a.C.) escreveu sobre a técnica de envelhecimento  de cavalos e erupção dos dentes em "Arte Veterinária e a Inspeção dos Dentes". Aristóteles (333 a. C.) tratou de doença periodontal nos cavalos em seu livro "A História dos Animais". Vegetius, durante o Império Romano, escreveu sobre a dentição, tumores da mandíbula e doenças dos dentes em seu manuscrito "A Arte Veterinária". Esse manuscrito foi traduzido para o alemão por Stainer, em 1532, como um dos primeiros textos de odontologia veterinária.

Fonte: http://www.tecnologiaetreinamento.com.br

Na Idade Média textos acerca da arte veterinária continuaram a surgir, principalmente na Ásia, enquanto na Europa os cavalos eram cada vez mais necessários para as batalhas e expansão geográfica de diferentes civilizações.
Na época do Renascimento, no século XVII, surgiram avanços em técnicas cirúrgicas, incluindo as odontológicas. Ruffus escreveu sobre os dentes dos equinos em seu livro "Medicina Equina" e Ruini também contribuiu acerca da anatomia dos cavalos no livro "Anatomia dos Cavalos" em 1618.
A primeira escola de veterinária foi criada em Lyon, França, em 1762. Nos séculos XVIII e XIX, textos sistematizavam a avaliação da idade de equinos através dos dentes. Já havia procedimentos cirúrgicos, incluindo a extração oral de dentes com técnica e instrumentos semelhantes aos disponíveis nos dias atuais.
Em 1889 foi publicado o primeiro livro de odontologia veterinária, abrangendo não só os cavalos, mas também outros animais de estimação.
Com os avanços tecnológicos e científicos das últimas décadas, associados à revalorização dos cavalos nas atividades equestres e de agronegócio, a "arte" passou a ser considerada uma "especialidade" médico-veterinária.

Fonte: http://www.temcavalos.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário