JellyPages.com

terça-feira, 12 de março de 2013

Origem e evolução dos cavalos

Há relatos, por evidências de fósseis, que os cavalos existiam há mais de 55 milhões de anos. Esses ancestrais dos cavalos atuais, provavelmente se alimentavam de vegetação macia e rasteira. Seus dentes eram curtos (braquiodontes) como nos humanos e nos caninos, tinham a estatura em torno de 40cm, quatro dígitos e foram denominados Hyracotherium, depois passando pelo Mesohippus, Merychippus, Pliohippus, até o cavalo atual: Equus.

Fonte: http://thinklikeahorse.org

Acredita-se que o cavalo iniciou sua evolução no continente americano, distribuiu-se por todo o mundo e extinguiu-se, posteriormente, de seu local de origem.

Ancestral do cavalo. Fonte: http://www.avph.com.br


Mudanças climáticas alteraram o habitat. O cavalo evolui e se adaptou melhor ao pastejo. As mudanças incluíram dentes pré-molares e molares semelhantes e mais longos (hipsodentes), fortes e enfileirados, um crânio mais longo e mandíbula para acomodar melhor os dentes que crescem continuamente por anos (anelodontes). Porções específicas do intestino ganharam maiores proporções, como o ceco e o cólon, e favoreceram um ambiente para abrigar microrganismos responsáveis pela digestão da celulose.

Cavalo atual e o seu ancestral. Fonte: http://2.bp.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário